16 anos junto à Medley desenvolvendo atividades de comunicação ON e OFF para todos os públicos: médicos, farmacêuticos, balconistas e público final, no Brasil e na América Latina.
Desafio
Implementar a marca Medley na América Latina. Desenvolvemos uma comunicação global para cascatear regionalmente, levando em conta tantas diferenças em diversos aspectos entre os países. Precisávamos criar um branding e uma cultura de marca fortes o suficiente para carregar o atributo de confiança que todo medicamento deve ter. Apesar dessas culturas diferentes nos diversos públicos da cadeia, como médicos, farmacêuticos e consumidores, uma comunicação simples e forte em credibilidade resolveria o problema.
Entre os nossos desafios estavam também as diferenças nos dialetos dos países de língua espanhola, as diferenças culturais, as diferenças na legislação das organizações nacionais de saúde, formatos de comunicação, diferenças nas estruturas de acesso ao mercado e canais comerciais, tudo isso associado às diferentes formas de execução dos materiais. E ainda com um mundo digital gigantesco pela frente, em plataformas como site, canais diretos e redes sociais.
Solução
Padronizamos a espinha dorsal da comunicação e os materiais, estabelecendo um limite para a personalização regional, assegurado pelas recomendações do Brand Book. Desenvolvemos os “kits communication”, réguas de relacionamento onde as campanhas eram traduzidas, dentro de uma jornada, em materiais para médicos, gestores de farmácias, balconistas, farmacêuticos e, por fim, para o consumidor. Tudo isso em diversos canais, dos convencionais pontos de venda até os canais digitais, que foram os grandes responsáveis pelo lançamento da campanha.
O grande sucesso e velocidade com que a marca foi inserida nos países se deu principalmente à estratégia digital. Coube aos grandes portais e mídias sociais a responsabilidade de alcance e frequência, mas principalmente de engajamento e interação do nosso público. Para os públicos como médico e farmacêutico, crescemos a penetração por meio dos canais segmentados. Em pouco tempo, tudo se tornou Medley. Depois disso, com muito apetite, a Sanofi comprou a Genfar na Colômbia e começamos o processo novamente, de forma muito parecida com o case que acabamos de contar.